Encontros Documentais em Vila de Rei arrancam amanhã

0
27
Encontros Documentais em Vila de Rei arrancam amanhã
- Publicidade -

A edição de 2017 da ação de capacitação e debate Encontros Documentais vai ter início amanhã, 25 de janeiro, na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, com a sessão dedicada à temática “Arquivos”.

Organizada pela Rede Concelhia de Bibliotecas de Vila de Rei e com “Património e Identidade Cultural” como pano de fundo, a iniciativa vai voltar a juntar um painel de oradores com nome firmado nestas áreas:

Pacheco Pereira, historiador e docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) irá abordar a Comunicação sobre o seu arquivo privado.

Rosário Morujão, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra irá retratar a importância da arquivística e da salvaguarda patrimonial dos arquivos em Portugal ao longo da história.

Pedro Penteado, da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas explicará como se “fabrica” o património arquivístico: políticas e boas práticas.

João Henriques, do Arquivo Histórico Municipal de Cascais falará sobre as Práticas de gestão documental em fundos municipal.

Luís Pavão, gerente da LUPA e conservador das coleções de fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa irá abordar o Acondicionamento e conservação e da fotografia.

Maria do Céu Ferreira e Cláudia Emanuel, da Chronospaper & Arquivo do Jornal da Mealhada irão explicar o Acondicionamento e conservação de documentos gráficos.

Encontros Documentais em Vila de Rei arrancam amanhã

A 22 de fevereiro será realizada a sessão alusiva a “Museus” e, a 22 de março, a sessão sobre “Bibliotecas” encerra o programa dos Encontros Documentais em 2017.

Apesar das inscrições para esta iniciativa a realizar amanhã, 25 de janeiro, terem encerrado no passado dia 20, todos os interessados em participar nas iniciativas seguintes, de fevereiro e março, deverão realizar o seu registo no portal dos serviços on-line do Município de Vila de Rei e após a sua confirmação deverão proceder à inscrição no menu “Atividades – Ficha de Inscrição Encontros Documentais”.

Para mais informações sobre as inscrições ou programação das sessões, os interessados poderão entrar em contacto com a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires através do número 274 890 000 ou dos endereços de correio eletrónico biblioteca@cm-viladerei.pt e museus@cm-viladerei.pt.