Aldeias de Vila de Rei apuradas nas 7 Maravilhas de Portugal

0
40
Água Formosa, Alcamim, Fernandaires e Zaboeira ficam de fora nas 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias Finalistaas
- Publicidade -

As aldeias de Água Formosa, Alcamim, Fernandaires e Zaboeira, no Concelho de Vila de Rei, foram apuradas no concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, que pretende eleger as sete mais maravilhosas aldeias do país.

A aldeia de Água Formosa concorre na categoria de “Aldeias Autênticas”, enquanto que Alcamim, Fernandaires e Zaboeira farão parte da categoria de “Aldeias Ribeirinhas”.

No Médio Tejo, Vila de Rei é o concelho com mais aldeias a concurso (4), seguido de Ferreira do Zêzere, Sertã e Torres Novas, com 3 aldeias cada, tendo assim apuradas as seguintes aldeias da região: Aldeia do Mato (Abrantes), Aljustrel (Ourém), Vargos, Lapas e Boquilobo (Torres Novas), Pereiro (Mação), Fernandaires, Água Formosa, Alcamim e Zaboeira (Vila de Rei), Avacasta, Dornes e Castanheira (Ferreira do Zêzere), Tancos (Barquinha), Fojo da Serra, Relvas e Moinhos da Ribeira (Sertã)

A vila medieval de Ourém foi a única das aldeias do Médio Tejo a ficar de fora das 332 apuradas para o concurso 7 Maravilhas – Aldeias.

O concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, organizado à escala nacional, pretende promover o património cultural e natural inigualável, numa lógica de promoção turística de lugares únicos que, cada vez mais, despertam a curiosidade dos visitantes.

De 21 a 31 de março o Painel de 49 Especialistas, 7 de cada uma das 7 regiões, vota na lista longa de candidatas para escolher as 49 pré-finalistas.

As 49 pré-finalistas são reveladas a 7 de abril, na Aldeia da Pena, em São Pedro do Sul, após validação do Conselho Científico, e começa a fase de promoção e campanha de votação dos promotores das candidaturas.

A votação é feita apenas por chamada telefónica, de segunda a domingo a partir de 3 de julho. Todos os domingos, durante 7 semanas, a RTP vai transmitir uma Gala dedicada a cada uma das 7 categorias, tendo a primeira gala lugar a 9 de julho.

Cada categoria está a votação apenas uma semana, entre 3 de julho e 20 de agosto, apurando todos os domingos duas finalistas de cada categoria.

A lista final de 14 finalistas fica assim fechada na última Gala, a 20 de agosto. Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas.

A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias tem lugar a 3 de setembro, sendo estão reveladas as 7 vencedoras, as 7 aldeias mais votadas, uma por categoria.