Vila de Rei: “Fórum da Cultura” deu seguimento ao Ciclo de Fóruns

0
8
Vila de Rei: “Fórum da Cultura” deu seguimento ao Ciclo de Fóruns
- Publicidade -

A Biblioteca Municipal de Vila de Rei recebeu, nos dias 30 e 31 de março, a terceira ação do ciclo de formação, capacitação e debate crítico “Fórum: Cidadania e Desenvolvimento”, com a realização do Fórum da Cultura.

Organizada pela equipa do CLDS 3G de Vila de Rei, em parceria com o Município, o Fórum da Cultura recebeu um ilustre painel de oradores e técnicos especializados, com destaque para as apresentações das obras “O berço da Lusitânia”, de Camilo Mortágua, e “Dom Manuel Nunes Gabriel”, editado pela Câmara Municipal de Vila de Rei.

Do programa do Fórum da Cultura fizeram ainda parte as apresentações alusivas aos temas “Território e Identidade”, por Tiago Pereira e pelo Centro UNESCO de Vila de Rei, “Estado das Artes”, por Luís Miguel Cardoso, Fernando Mora Ramos e Ribeiro Cristóvão, “Imagens de Fé”, pelo Pe. Francisco Valente e por Margarida Montenegro, e “Da Música Tradicional à Música Contemporânea”, por Miguel Calhaz e Manuel Rocha.

No final de cada dia das sessões, houve ainda tempo para as audições musicais das AECs de Música de Vila de Rei e da Classe de Conjunto de Música do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei.

O “Fórum da Cultura” voltou a contar com uma boa adesão do público, com cerca de 70 pessoas a marcarem presença na iniciativa, incluindo o Presidente da Autarquia, Ricardo Aires, Vice-Presidente, Paulo César Luís, e Vereador Jorge Tavares.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, realizou a Sessão de Abertura do segundo dia do Fórum e destacou “a importância da presença de importantes nomes do panorama cultural português neste ‘Fórum da Cultura’, que permite um troca de saberes e experiências que se podem revelar fulcrais para todos os intervenientes e para os serviços técnicos e instituições que nele participam.”

O Ciclo de Fóruns de Vila de Rei segue já nos dias 4 e 5 de abril, com a realização do Fórum da Educação.