Abrantes: Apresentação do livro “O Vento dos Outros” de Raquel Ochoa

0
6
Abrantes: Apresentação do livro
Fotografia da CM Abrantes
- Publicidade -

Apresentação do livro “O Vento dos Outros” de Raquel Ochoa e tertúlia sobre escrita de viagens, decorreu ontem dia 21 de abril em Abrantes.

O vento dos outros
É uma viagem de seis meses por entre quatro países da América do Sul, num relato de uma autora portuguesa embrenhada em paisagens remotas: vulcões, desertos, cordilheira dos Andes, florestas, oceano. É também um encontro com os povos milenares daquela parte do mundo, num quotidiano de aventura, como quem procura tudo o que se pode e não pode descobrir.

Quem é Raquel Ochoa?

Vencedora do prémio literário revelação Agustina Bessa-Luís em 2009, tem encontrado nas viagens o esteio para os diversos géneros literários que cumpre: romance, crónica de viagem e biografia. Nasceu em Lisboa em 1980. Licenciou-se em Direito.

Com o premiado romance histórico A casa-comboio, trouxe ao grande público a saga de uma família indo-portuguesa originária de Damão e a epopeia da desconhecida ou ignorada Índia Portuguesa. Está traduzido e publicado em Itália.

Mar humano romance histórico publicado em 2014, decorre nos bastidores da Imprensa portuguesa ao longo do séc. XX, refletindo sobre os desafios que os jornalistas atravessaram até aos dias de hoje e de como comunicaram o impacto da ciência na transformação das mentalidades.

As noivas do sultão, o seu mais recente romance histórico, baseia-se em factos verídicos decorridos em 1793, aquando da chegada da família real e do harém do rei de Marrocos a Lisboa, após serem surpreendidos por uma tempestade no Atlântico.

Em 2011 lançou A infanta rebelde, biografia da Infanta D. Maria Adelaide de Bragança, condecorada Grande Oficial da Ordem de Mérito pelo Presidente da República de Portugal em janeiro de 2012. Lançou também Sem fim à vista – a viagem, um romance que retrata a luta de um doente cardíaco contra a morte enquanto viaja.

Repórter de viagens, publica impressões sobre os vários cantos do mundo no seu blog www.omundoleseaviajar.blogspot.com, além de colaborar com diversos jornais e revistas.
Em 2008 publicou duas obras, O vento dos outros, recentemente reeditado – uma crónica de viagens à América do Sul e Bana – Uma vida a cantar Cabo Verde, a biografia do cantor.

Em parceria com a agência de viagens Pinto Lopes, é uma das autoras convidadas das Viagens de autor, preparando e acompanhado périplos à Índia Portuguesa, a Cabo Verde e ao Senegal, no rasto das obras que escreveu.

Abrantes: Apresentação do livro "O Vento dos Outros" de Raquel Ochoa
Fotografia do livro de Raquel Ochoa (Foto de CM Abrantes)