Abrantes: Jornadas da Educação decorreram a 15 e 16 de março

0
1
Abrantes: Jornadas da Educação decorreram a 15 e 16 de março
Fotografia: Município de Abrantes
- Publicidade -

As Jornadas da Educação tiveram inicio, 15 março, na Escola Dr. Manuel Fernandes e contou com a presença do secretário de estado da Educação, João Costa.

Depois de um momento musical, Alcino Hermínio, diretor da Escola, iniciou a sessão afirmando que “a escola somos nós”, reforçando que “o lema desta escola é a ancora na visão do papel de todos os atores em comunidade.


Já a presidente da Câmara, na sua intervenção, fez questão de afirmar que “as câmaras estão disponíveis para receber novas competências na área da educação, com o respetivo suporte financeiro, para que se possa libertar as escolas para a componente pedagógica e os professores a fazerem o que melhor sabem: ensinar.


Por fim, o secretário de estado congratulou a iniciativa, afirmando que “não podia deixar de vir a Abrantes e a esta região que é uma referência no saber trabalhar a educação em parceria, juntando escolas, autarquias e comunidade educativa.


As Jornadas continuaram durante todo o dia 15 e 16 com a apresentação do Projeto Educativo Municipal de Abrantes, seguindo-se o painel “Sucesso Educativo: Desafios e Oportunidades”, prolongando-se para a tarde com a mesa redonda “Sucesso Educativo – Olhares”.

Quem também marcou presença nestas Jornadas foi o CLDS 3G de Abrantes, como se pode ver escrito na sua página de Facebook oficial.

O CLDS 3G Abrantes marcou presença nas Jornadas da Educação e foi com bastante agrado que, no âmbito da exposição do trabalho desenvolvido para concretização do PEM – Projeto Educativo Municipal de Abrantes, foram referidas duas atividades do plano de ação do CLDS:
– Estrutura de Apoio ao Aluno e à Família;
– Feira de Emprego e Empreendedorismo.
O Projeto Educativo Municipal de Abrantes “é um documento que pretende referenciar, congregar e potenciar a ação educativa e formativa do concelho, identificando-se assim como o motor para a dinâmica e afirmação da identidade e desenvolvimento do território, bem como instrumento de monitorização, regulação e avaliação da ação educativa e formativa existente no nosso concelho”.
Deste modo, sentimos que o trabalho desenvolvido no nosso projeto é de reconhecido interesse para a comunidade educativa do concelho de Abrantes.

(Fonte: Município de Abrantes e CLDS 3G de Abrantes)