Oliveira em Mouriscas é a árvore mais velha de Portugal

0
104
Oliveira em Mouriscas é a árvore mais velha de Portugal
- Publicidade -

Em Cascalhos, na freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, a Oliveira do Mouchão com 3350 anos de existência é considerada a árvore mais antiga de Portugal, estando presente no ranking do ICNF de Árvores Monumentais de Portugal, sendo considerado exemplar contemporâneo de Cristo.

A população, agradada com a presença de Arvoredo de Interesse Público na freguesia de Mouriscas, já criou um grupo nas redes sociais que pretende assinalar outros exemplares: o grupo Rota das Oliveiras Milenares de Mouriscas.

Esta árvore chegou mesmo a estar para ser cortada, mas devido a ter os rebentos em volta bastante difíceis de cortar tal não aconteceu, e agora muitos dizem estar agradados por não ter acontecido, pois assim pode ser um meio de turismo, bem como ter o orgulho de na sua  freguesia estar a árvore mais antiga de todas no nosso país.

Oliveira em Mouriscas é a árvore mais velha de Portugal
Membros do grupo da Rota das Oliveiras Milenares das Mouriscas

Este grupo de pessoas das Mouricas dizem poder haver mais umas dezenas de oliveiras milenares, que em idade não chegam ao pé desta.

Tem sido grande a pesquisa por parte destas pessoas, que já encontraram algumas e procurando outras, fixando assim o local e recolhendo imagens fotográficas das mesmas.

Na zona onde esta oliveira se encontra pretende-se fazer um estacionamento e um espaço onde a mesma possa estar preservada. O grupo fala mesmo em estar a preparar uma rota que engloba a passagem por esta oliveira, bem como por outras que consideram ser milenares.


Oliveira em Mouriscas é a árvore mais velha de… por viladerei-net

Um vereador luso-inglês quer mesmo tentar levar um exemplar de uma destas oliveiras milenares para Lambeth, Londres para marcar o acordo assinado à bastantes anos entre estes dois países.