Decorre petição para recuperação da antiga Escola das Mouriscas

0
42
Decorre petição para recuperação da antiga Escola das Mouriscas
- Publicidade -

Decorre uma petição a favor da recuperação da antiga Escola das Mouriscas, Abrantes.

O grupo que protege e conseguiu ajudar a mostrar qual era a Oliveira mais antiga de Portugal, luta agora com uma petição para que se recupere e requalifique a antiga escola daquela vila.

Na petição podemos ler:

“Exmos/as Senhores/as,

São do conhecimento geral as vicissitudes que conduziram ao abandono o edifício da antiga escola primária de Mouriscas, situada à beira da estrada nacional EN-3. Houve fundos comunitários e camarários aprovados para a recuperação do edifício, que nunca foram aplicados por razões que não interessa agora estar aqui a divagar sobre as mesmas.

Também é público e notório que, no momento presente, existem graves riscos para as pessoas e bens que circulam pela EN-3 e ainda para as construções adjacentes à referida escola. A degradação do edifício está em ritmo acelerado havendo já partes da cobertura que ruíram, tendo-se registado a queda de telhas sobre edificações vizinhas.

Foi oportunamente alertado o SMPC – Serviço Municipal de Protecção Civil para a situação acima relatada, tendo-se efectuado uma vistoria no local, da qual, porém, não resultaram quaisquer acções práticas, não obstante tratar-se de um edifício camarário.

Na freguesia de Mouriscas existem várias associações que não têm sede própria, e existe também um vasto espólio museológico que não se encontra em exposição por falta de instalações adequadas. A recuperação e a requalificação do edifício da antiga escola primária de Mouriscas iria colmatar estas e outras lacunas.”

A todos os interessados podem assinar a petição online através do seguinte link: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT83908

Esta petição leva uma centena de assinaturas online e três a quatro centenas de assinaturas em papel.