Hora do Planeta: Apenas 5 munícipios do Médio Tejo aderiram

0
5
Hora do Planeta: Apenas 5 munícipios do Médio Tejo aderiram
- Publicidade -

Abrantes, Entroncamento, Ourém, Tomar e Torres Novas foram os únicos municípios do Médio Tejo a aderir à iniciativa da Hora do Planeta, a realizar este sábado, dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30.

Na região, o munícipio de Proença-à-Nova também aderiu a esta iniciativa, onde vão ser apagadas as luzes no Parque Urbano e Largo Pedro da Fonseca.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

Um ano depois a Hora do Planeta tornou-­se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto; a Ponte Golden Gate, em São Francisco; o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.

Assim, toda a população, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 25 de Março de 2017 às 20h30 para mostrarem o seu apoio à acção ambientalmente sustentável.

Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas, a Hora do Planeta tem crescido a partir de um evento simbólico numa única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente.

A Hora do Planeta em 2016 chegou a 178 países e territórios, a mais de 9000 cidades e vilas.

Em Portugal, 110 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.

Em 2017, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas.

Este ano são Embaixadores Hora do Planeta 2017 a apresentadora Leonor Poeiras, Paula Bollinger, assim como o casal Mónica e Rubim, nomes que se juntam a alguns dos já habituais embaixadores: Joana Seixas, Sylvie Dias, Sandra Cóias, Diana Bouça-Nova, Ana Luisa Barbosa, Quimbé, Mário Franco, Mafalda Matos, Margarida Pinto Correia, Pedro Lima, Ana Luisa Barbosa, Alexandre Silva, Ana Galvão, Nuno Markl, Beatriz Figueira, João Paulo Sousa e Guilherme Fonseca.