Maria de Lourdes Modesto será Confrade de Honra da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado

0
10
Maria de Lourdes Modesto será Confrade de Honra da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado
- Publicidade -

A ilustre gastrónoma será entronizada no II Capítulo desta Confraria, o qual terá lugar no próximo dia 6 de maio, em Oleiros. Na ocasião será distinguida pelo seu contributo, de forma manifestamente relevante, para a prossecução dos objetivos da instituição.

O Cabrito Estonado de Oleiros não poderia contar com tão ilustre embaixadora. Considerada a maior especialista portuguesa em tradição gastronómica, as suas ligações a esta especialidade Oleirense já vêm de há algumas décadas atrás, em 1961, com a participação de Aura Martins Romão no Concurso Nacional de Cozinha e Doçaria Portuguesa – na categoria Cozinha, tendo obtido o 1.º prémio e posteriormente, no seu programa de culinária, na RTP, no qual foi pioneira no show cooking televisivo. Graças a esta participação, durante dois anos, um reputado restaurante de Lisboa servia Cabrito Estonado aos fins-de-semana.

Em 1982, Maria de Lourdes Modesto publica o livro Cozinha Tradicional Portuguesa, um autêntico best seller, no qual se inclui a receita que Aura Martins Romão apresentou no seu programa. Já em 2009, Maria de Lourdes Modesto incluiu esta forma original de confecionar cabrito assado no forno numa seleção de 10 bens gastronómicos portugueses que importava valorizar e preservar.

Para o efeito, foi produzido o documentário “Os Gestos dos Sabores – das Memórias ao Futuro” e na sua apresentação pública, no Mercado de Santa Catarina, em Lisboa, perante uma plateia cheia, o Cabrito Estonado foi rei e dignificou toda a Gastronomia de Oleiros. Na ocasião, a reputada especialista enalteceu a genialidade deste prato e realçou que segundo ela “é francamente muito interessante a forma de confecionar este cabrito”.