Proença: Curso de Costura Criativa decorre até 23 de março

0
10
Proença: Curso de Costura Criativa decorre até 23 de março
- Publicidade -

São 20 as formandas em situação de desemprego que estão a participar no curso de Costura Criativa, formação dinamizada pelo projeto Promover e Integrar CLDS 3G de Proença-a-Nova em parceria com o Município. Inserido no eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, este curso tem a duração de 75 horas, estando a sua conclusão prevista para 23 de março.

De acordo com Fátima Deus, formadora do CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato, esta formação é uma iniciação à costura. “Vamos começar do zero e perceber as várias técnicas que se podem fazer com uma máquina de costura portátil em casa. No final desta formação, as formandas vão estar aptas a fazer pequenos arranjos, bainhas e alguns exercícios como carteirinhas ou estojos, no fundo artes criativas”, refere.

Quem desenvolver o gosto por esta atividade pode, posteriormente, procurar mais conhecimento. “Podem, por exemplo, entrar na modelagem e começar a construir modelos, fazer as suas próprias roupas e depois até, quem sabe, customizar as suas roupas”, acrescenta Fátima Deus.

Nesta formação inicial serão aplicados os princípios de ergonomia ao posto de trabalho, será caracterizada a máquina de costura de ponto preso, o pontear em não tecido, serão executadas costuras em tecido, o pespontar costuras simples, o caracterizar as linhas e agulhas e realizar componentes das peças.