Sardoal: Os Incêndios Florestais e a Saúde em destaque

0
14
Sardoal: Os Incêndios Florestais e a Saúde em destaque
- Publicidade -

Os Incêndios Florestais e a Saúde são um destaque para o presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges.

O presidente já se reuniu com Ministros e Secretários de Estado de diferentes governos, mais recentemente com deputados de todos os Partidos com Assento na Assembleia da República.

“A primavera chegou! A estação do ano que nos anuncia o tempo quente.
É bom que não esqueçamos que está a chegar a “época” de incêndios que ciclicamente assola o nosso Concelho. Assim foi no ano transato! Os Sardoalenses guardam no pior recanto da memória o dia 23 de agosto. Durante este período, muitos responsáveis políticos tiveram “tempo de antena” nos diversos órgãos de comunicação social.

Fizeram as suas doutas reflexões, assumiram compromissos “- Agora é que é! Vamos fazer o que ainda não foi feito!” O tempo quente está a chegar, o que é que mudou? Nada, absolutamente nada! Continuo a aguardar respostas para as questões levantadas em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta, em reunião extraordinária realizada em setembro. Quatrocentos milhões de euros (400 000 000 €) de investimento no sistema de comunicações SIRESP e, quando mais precisávamos dele, não funcionou! Será que este problema está ultrapassado? Será que podemos estar confiantes na operacionalidade do sistema quando este voltar a ser necessário? É só um exemplo!


Vamos continuar a ouvir as mesmas vozes, a ver as mesmas caras, algumas com décadas de discursos inflamados, dizendo: “Agora é que é!”. Tenho dúvidas!


Ao longo dos anos que levo de vida autárquica (desde novembro de 2009) tenho manifestado grande preocupação com os Cuidados de Saúde Primários, ou a falta deles, mais propriamente dito. Reuni com Ministros e Secretários de Estado de diferentes Governos, mais recentemente com deputados de todos os partidos com assento na Assembleia da República. Apelei ao Senhor Presidente da República e à sua magistratura de influência. Fomos notícia nos principais órgãos de comunicação, regionais e nacionais.

Não me ficando por simples queixumes, apresentei propostas, ideias para a resolução ou minimização de um problema que não é só do Sardoal, mas de uma boa parte do Território Nacional. A resistência mascarada é enorme, do tamanho da falta de coragem política para que os interesses do comum dos cidadãos se sobreponha à de outros. Não vai ser fácil, mas vamos conseguir!

Uma boa Páscoa para todos, com muita saúde!!!”

Sardoal: Os Incêndios Florestais e a Saúde em destaque

António Miguel Borges
(Presidente da Câmara)