“Flores, Bugalhos e Insectos” no próximo “Cafés de Ciência”

0
6
- Publicidade -

“Flores, Bugalhos e Insectos” é o tema da próxima sessão dos “Cafés de Ciência”, que se realiza na terça-feira, 31 de janeiro, às 18 horas, no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã.

A iniciativa será dinamizada por Elizabete Marchante, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

Os bugalhos resultam da picada de insetos e alguns formam-se nas gemas florais, impedindo a formação das flores e das sementes. A acácia-de-espigas é uma planta australiana invasora em Portugal.

Recentemente, foi introduzido em Portugal um inseto australiano que promove “bugalhos” nos sítios onde se formariam as flores da acácia-de-espigas, dificultando a sua reprodução massiva.

Trata-se de um método natural de controlo de plantas invasoras que será abordado, entre outros, nesta edição dos “Cafés de Ciência”.

Elizabete Marchante realiza investigação com plantas invasoras e, adicionalmente, dedica-se à sensibilização ambiental e comunicação de ciência sobre o tema e presta apoio à comunidade em temas relacionados com identificação e gestão de plantas invasoras.

Com participação gratuita, os “Cafés de Ciência” decorrem sempre na última terça-feira de cada mês, à exceção de fevereiro, das 18 às 19 horas, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã, acompanhados de degustação da cerveja artesanal Celinda, produzida no concelho.

A próxima edição de “Cafés de Ciência” realiza-se a 7 de março e incidirá no “Papel da Ciência e do Conhecimento na valorização dos territórios”.