Horário de Verão: a 26 de março muda a hora

0
11
Horário de Verão: a 26 de março muda a hora
- Publicidade -

Portugal entra, na noite de 25 para 26 deste mês, no horário de verão: os relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo, à 01:00 em Portugal continental e na Madeira e às 00:00 nos Açores.

Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os ponteiros do relógio avançam 60 minutos quando for 01:00, passando a ser 02:00. Na Região Autónoma dos Açores, que tem menos uma hora em relação ao restante território nacional, a mudança é feita à meia-noite, passando a ser 01:00.

O horário de verão mantém-se até ao último domingo de outubro, dia 29, altura em que os relógios voltam a atrasar 60 minutos, passando a vigorar o horário de inverno.

É preciso recuar um século para encontrar as raízes da mudança da hora, associadas ao racionamento de energia na I Guerra Mundial. A hora de verão já tinha sido proposta pelo americano Benjamin Franklin, que, entre as lentes bifocais e o para-raios, inventou também a ideia de adiantar os relógios no verão, para poupar energia: na altura, século XVIII, cera de vela.

A ideia ficou no ar e arranjou defensores, da Inglaterra à Nova Zelândia, mas só no contexto da Grande Guerra é aplicada: Alemanha e Império Austro-Húngaro primeiro, em abril de 1916, um exemplo seguido prontamente pelos seus inimigos, que apenas três semanas depois também adiantaram o relógio. Portugal foi um desses países e desde então manteve esta tradição na maior parte dos anos, com algumas experiências pelo meio.

A mudança da hora é fixada por legislação comunitária, ocorrendo, até 2021, nos últimos domingos de março (horário de verão) e de outubro (horário de inverno). Com a hora de verão, o continente e a Madeira ficam com mais 60 minutos face ao Tempo Universal Coordenado.