Chuva e descida da temperatura marcam a chegada da Primavera

0
5
Chuva e descida da temperatura marcam a chegada da Primavera
- Publicidade -

Depois de alguns dias de calor, a chuva e a descida da temperatura vão marcar o início do Equinócio da primavera, prevendo-se a partir de amanhã também queda de neve acima dos 1600 metros.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da primavera começou esta segunda-feira às 10.29 horas, prolongando-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 05h24min.

“Neste início de semana vamos ter uma descida das temperaturas máxima e mínima. Hoje ainda vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo em todo o território (…) mas, amanhã [terça-feira] já vamos ter um dia muito diferente”, disse o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ricardo Tavares, na terça-feira prevê-se precipitação em geral fraca nas regiões do Norte e Centro e depois estendendo-se gradualmente às restantes regiões e vento de noroeste a soprar fraco a moderado, temporariamente moderado a forte nas terras altas.

“De referir que na terça-feira está prevista queda de neve acima dos 1600 metros logo no início do dia e gradualmente a quota vai descendo até aos mil metros”, adiantou.

O meteorologista do IPMA destacou também que até quarta-feira está prevista uma descida acentuada das temperaturas.

“Estamos a falar de uma descida para hoje nalguns locais entre os 3 e os 6 graus da temperatura máxima. Amanhã [terça-feira] uma descida entre os 3 e os 6 e na quarta da mínima e máxima entre os 2 e os 4 graus. A descida vai ser ao longo dos três dias e o valor da descida não é igual em todas as regiões do território”, disse.

Segundo o site do IPMA, está previsto para Vila de Rei uma descida da temperatura acentuada, na quinta-feira, 2 graus de temperatura mínima e 10 de máxima, podendo baixar até ao grau positivo na sexta-feira.

“A partir do final da semana a tendência é para as temperaturas começarem a subir, mas vão manter-se baixas ao longo dos próximos dias. Vamos ter um início de primavera molhado e frio”, disse ainda o meteorologista.