PSP lança pulseira Estou Aqui Adultos

0
19
PSP lança pulseira Estou Aqui Adultos
- Publicidade -

As pulseiras Estou Aqui Adultos da Polícia de Segurança Pública (PSP), estão desde 20 de março ao alcance de qualquer cidadão e em todo o território nacional.

Após o período experimental, lançado no final do ano passado, a PSP aprovou o programa que ajuda a localizar pessoas adultas que, por doença ou desorientação momentânea, possam ficar perdidas.

Cláudia Andrade, comissária da PSP, diz que o projeto-piloto permitiu comprovar o sucesso das pulseiras. “Temos tido muitas solicitações. Entre 2015 e 2016 tivemos uma fase piloto em que foram distribuídas cerca de 570 pulseiras a parceiros: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação LIGA, Alzheimer Portugal, Cerci Lisboa e CRINABEL. Destas 570 pulseiras atribuídas, houve 13 ativações as quais foram solucionadas com sucesso”, diz.

Este programa foi pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correta identificação e o contacto célere com um familiar.

O primeiro contacto é muitas vezes crítico e a urgência com que a pessoa é identificada pode fazer toda a diferença, sendo dever da Polícia procurar todas as alternativas para que esse processo seja rápido, simples e seguro.

Este processo é, assim, facilitado pela disponibilização de pulseiras de identificação com um código alfanumérico pessoal e intransmissível que apenas a PSP consegue descodificar.

Para integrar o programa, o utilizador terá de ser inscrito pelo próprio ou por um cuidador. Cada pessoa tem associados dois contactos de emergência.

A pulseira é “gratuita, pessoal e intransmissível”. A pulseira não tem um localizador de GPS ou um sistema de acionamento de socorro. A comissária informa ainda que caso a pulseira se deteriore, basta contactar a PSP para que seja substituída.

Para obter uma pulseira Estou Aqui Adultos é necessário fazer uma pré-inscrição no website disponibilizado pelo Ministério da Administração Internet e seguir os passos indicados, levantando depois a pulseira na esquadra selecionada.

PSP lança pulseira Estou Aqui Adultos

O programa prevê dois tipos de pedido, consoante seja o próprio utilizador a solicitar a pulseira (opção “Pedido pelo Próprio”) ou seja um cuidador ou uma instituição (opção “Pedido
Instituição/Cuidador”) e tem uma longevidade de dois anos, devendo no final desse período os interessados fazer novo registo e levantar nova pulseira.

O Estou Aqui Adultos baseia-se numa iniciativa que nasceu em 2011, visando aumentar a segurança de crianças (dos 2 aos 9 anos de idade) durante o período de época balnear. Esta iniciativa de sucesso permitiu, até hoje, o registo de cerca de 100 mil crianças.

A versão para adultos segue os mesmos moldes de identificação dos portadores da pulseira Estou Aqui Crianças, sendo indicado para todos aqueles que ambicionam uma melhor qualidade de vida, alicerçada numa resposta mais rápida e dedicada das autoridades policiais.